domingo, 27 de maio de 2018

HAN SOLO UMA HISTORIA STAR WARS - Critica e Analise

Resultado de imagem para han solo uma história star wars posterwhay ou traduzindo para o Português, "Por que fizeram esse filme ?"  e antes que eu possa dar a resposta obvia : "dinheiro".
Quero tentar ressaltar os pontos bons e ruins do filme em uma breve analise antes de fazer de fazer de fato a critica do filme.( não se preocupe, não terá spoilers )

Roteiro: 
O filme apresenta um roteiro simples e uma historia que tenta imprimir um enredo clássico de velho oeste, porem a narrativa não acrescenta nada do inicio ao fim, em consequência, os personagens não tem evoluções verdadeiras. O próprio protagonista evolui pouco, terminando a trama muito distante do personagem que conhecemos em  "A nova esperança". Ainda assim possui varias reviravoltas previsíveis e subtramas que so foram acrescentadas para fazer referencia a outros filmes da franquia. Ainda ha uma tentativa de critica social muito valida que enriquece a trama, porem seria muito mais valiosa se fosse melhor aproveitada.

Fotografia:
Como o roteiro, a fotografia parece confusa, ela se inicia com uma construção tipica de Star Wars, mas se modifica ao longo da jornada ate terminar em algo parecido com um velho oeste, porem não ha uma coerência na forma que isso é feito, assim temos um conjunto de cenas muito escuras, que dificulta a visão com óculos 3D e cenas muito claras que incomodam a vista, sem os óculos 3D. 

Trilha sonora e Trilha musical:
A trilha sonora é a básica de  Star wars que já estamos acostumados, mas a musical, não inova em nada, a unica musica que de fato conseguimos nos lembrar e se importar é a marcha imperial , que convenhamos, não é algo para se orgulhar, neste caso.

Atuação:
Por incrível que pareça Alden Ehrenreich conseguiu ser um bom ator no filme, mas infelizmente ele não foi um bom Han solo, afinal sabemos que seria um trabalho dificil uma vez que já estamos acostumados com o Harrison Ford no papel. Todavia ele consegue cumprir com o que o filme se propõe, mas não consegue criar um personagem que nos importemos, o que é horrível para um protagonista, mas claro esse fato é uma mistura de seu trabalho como ator, o roteiro em si e claro a ausência de um bom diretor/ preparador de elenco, que é evidente na performa-se de todos os atores, não exclusivamente do Alden. Estou me referindo a ele porque  é o protagonista, mas se você olhar o trabalho de todo o elenco, e conhecer um pouco dos trabalhos que  fizeram, você vera nitidamente que eles estão muito fracos.

Montagem:
A montagem é algo muito bem feito, perincipalmente porque diferente de outros Star Wars que sempre tentam entregar uma surpresa ou algo diferente nesse quesito, em Han solo eles se atentaram em fazer algo simples  e bem padrão de Hollywood, Talvez com um medo de prejudicar ainda mais o filme. A verdade é eles miraram no simples e funcionou muito bem. 

Efeitos Especiais/ Computação Gráfica:
Não inova em nada, mostra somente uma colcha de retalhos do que já fora apresentado em Star Wars, porem estão bem feitos, salvo uma ou duas cenas que poderiam ser melhores, mas nada que estrague.

Figurino:
Também não acrescenta nada de novo, algo bem padrão de Star Wars, sendo o principal destaque para as roupas e adereços do Lando Calrissian, que já era de se esperar 

Nota de 0 a 5 : 3.0

Han solo uma historia star wars é um filme, que mesmo com seus problemas, cumpre sua missão em ser um filme de Star wars, mas não o de ser um filme de origem para o Han solo. É um filme que teve problemas em sua construção muito provavelmente pala mudança de diretores e consequentemente pela troca de visão artística. Mesmo assim  a troca de direção não justifica os erros em outras partes da trama, a impressão que temos é que eles se preocuparam tanto em convencer o mundo de que o elenco era bom o suficiente para os personagens ao invés de construírem personagens bons o suficiente para os atores. 
No final das contas é um filme esquecível que fica preso ao passado com a atuação de Harrison Ford ao ponto de nem tentarem criarem um novo personagem, limitando assim o elenco principal e sabotando a historia como um todo.
É estranho pensar que este filme é a origem de um icônico personagem, ou que faz parte do universo de Star Wars, é um filme que não precisava existir, mas como existe, so sobra esquecer. 
Porem como sempre gosto de ressaltar, Assista o filme independente desta critica, pois no fim o que vale é a sua opinião como espectador, não a minha 

Nenhum comentário:

Postar um comentário