segunda-feira, 21 de maio de 2018

DAVID LYNCH: A VIDA DO ARTISTA- CRITICA


David Lynch: A Vida de um Artista PosterPensar além do imaginário e não pensar em David Lynch é impossível, principalmente quando se é um admirador da sétima arte.
David Lynch é considerado por uma legião de fãs como um dos maiores cineastas de todos os tempos, sua forma de expressar sentimentos com imagens, angustiar o espectador fazendo-o fugir da realidade é uma marca registrada do autor, o que dificulta representar sua forma de agir e pensar de maneira documental. Talvez por isso o documentário que conta sobre sua vida necessitou de três diretores, são eles Jon Nguyen, Rick Barnes e Olivia Neergaard-holm.
David Lynch: a vida de um artista conta pelas palavras do próprio Lynch sua a trajetória até a elaboração de seus primeiros filmes.
Para contextualizar isso os diretores utilizam o Foley para situar o espectador em épocas e locais que quando somados aos arquivos de imagem apresentados, fazem com que tenhamos a sensação de estamos vivenciando aquilo ao lado de Lynch. A montagem ajuda a compor essa sensação ao utilizar as falas do protagonista e assimila-las as suas artes plásticas, usando o “efeito Kuleshov” nos mostra o que ele estava sentindo ao dizer aquilo, mesmo quando este menciona sua família e suas relações no passado e como aquilo o afetou e o influenciou.
Ao longo da narrativa percebemos que Lynch sempre fora um homem solitário, mesmo com seus amigos perto, e a fotografia contribui com essa ideia, sempre o mostrando distante, e mesmo quando temos a presença de sua filha em cena, ainda sentimos que ele esta sozinho.
O filme por mais que tenha uma historia coerente e bem pontuada, é inegável que em dados momentos as palavras tornam-se esquecíveis, em contra partida não há uma cena, que não seja impactante, os diretores souberem usar a imagem em movimento para nos dar uma ideia de quem é David Lynch, assim quando vemos a importância de seu filme “Alphabet” é difícil não correlacionar com o nascimento de sua filha e acabamos por entender melhor sua obra.
Para os fãs de Lynch, este documentário tornasse obrigatório, pois mostra uma previa de como é o real artista, criando outra visão do que são suas obras e como elas foram influenciadas por sua vida pessoal e vice versa.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário